sábado, 16 de março de 2013

pintura de pêras


Pintura em tecido - pera - passo a passo


Como foi sugerido na página Pintura em Tecido, aqui está um estudo de pera.
Cores utlizadas, da Acrilex: marfim, amarelo limão, verde pistache, verde oliva, laranja, sépia, branco, cinza lunar e azul caribe.

Muitas vezes eu pego riscos prontos, mas, depois que a gente já pintou alguns risco prontos, é gostoso desenhar o próprio risco. É gostoso pegar um fruta e sentir a sua textura, escolher as cores que a gente vê na hora em que está pintando. Como achei bacana a sugestão de pintar peras, fui ao mercado e comprei duas. Esse é um esboço. Não foi feito para ser uma obra de arte, foi feito só para "sentir" o volume, a forma e "ver". Pode-se fazer um desenho cego (é quando desenhamos sem olhar para o papel).  Quando a gente vai pintar, é sempre uma surpresa  descobrir detalhes que normalmente não prestamos atenção, como detalhes de como o talo da fruta se encaixa, como as cores nem sempre são as que imaginamos. É como se víssemos o modelo pela primeira vez. É uma sensação muiiiito agradável.


Estas foram as frutas que serviram de modelo para a pintura.

Este é o risco no tecido. Para quem prefere riscos prontos, os riscos da revista  Pintura em Tecido, da Editora Online, são ótimos. Já as cores e misturas de cores sugeridas pelas revistas da Bia Moreira são maravilhosas.

Para a área mais clara da pera, eu misturei marfim, com uma pitadinha de amarelo limão e uma pitadinha de verde pistache. Dica: fazer a área clara grande, esfumando nas bordas para não deixar marcas.

Fazer o meio tom com verde pistache nas bordas e misturar uma pitadinha de amarelo limão nas áreas próximas à área clara.


Mesclei as áreas de meio tom com as áreas mais iluminadas. Com o verde oliva só de um lado do pincel fiz a bordas e com suavidade passei em algumas áreas de meio tom, para intensificar as áreas de sombra. Com uma sujeirinha de laranja no pincel, bem pouquinho, passei em algumas áreas, perto das áreas claras. Marquei o ponto onde se encaixa o cabinho da pera.

Com sépia misturado com um pouquinho de verde oliva  fiz o cabinho e usei marfim para iluminar.

Nas primeiras vezes em que pintei folhas, eu fazia o talo como um palito espetado num tronco. Observando  melhor, percebi que os talos são mais grossos junto ao caule e vão afinando em direção às folhas.


Marquei a folha com uma mistura de verde oliva e sépia, diluídos em água.

Escureci a parte central com com sépia e verde oliva, menos diluído, com movimentos do centro para as bordas. Iluminei com verde pistache e amarelo limão com movimentos das bordas para o centro.

Fiz o brilho com tinta branca, e iluminei a folha com marfim.

Iniciei a sombra com cinza lunar, um pouquinho de verde pinheiro e um pouquinho de sépia.

Finalizei escurecendo a sombra junto à pera com sépia. Com um pouquinho de azul caribe fiz o arco iluminado da sombra. E assim terminei o estudo.  Gostei muito. Divertido e relaxante.   =)
Agora vou voltar para a pintura do quadro, que também está sendo muito gostoso pintar.

Sobre erros e acertos:
Ontem pintei outra pera, considerando a casca avermelhada. Nesta não usei a cor laranja, usei vermelho fogo.  A dificuldade apareceu assim que comecei a pintar a flor. Usei um pincel inadequado, muito pequeno, fiz um contraste brusco demais entre o fundo e as pétalas,  e nem tinha noção do tamanho da flor... Vale a pena arriscar a pintar sem pensar, para ver o que acontece. Às vezes a gente se surpreende com o resultado e descobre coisas novas, bem legais, mas na maioria das vezes, a gente erra mesmo. Ter um rascunho para estudos nos faz aceitar com naturalidade os erros. E errar nos torna menos propensos criticar trabalhos alheios. Por isso eu acho que pintar é, também, um  exercício de humildade.   =)

Um comentário:

  1. Elizabebete

    Você copiou e publicou como sua uma postagem que é minha, publicada no meu blog paranoemi.blogspot.com
    Solicito que retire esta postagem do seu blog imediatamente.

    Nanci Grott de Carvalho

    ResponderExcluir