sábado, 9 de março de 2013

FRUTAS EM PANO DE COPA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

* Um pano de copa, com dimensões 50x70cm;
* Um pano para fogão, com dimensões 50x35cm;
* Tinta para tecido Acrilex nas cores: incolor(clareador), branco, sépia, verde grama, cinza lunar, verde oliva, verde pântano, verde musgo, verde folha, verde abacate, amarelo limão, amarelo ouro, vermelho escarlate, púrpura e vinho.


Inicie a pintura fazendo o chão do risco. Para isso utilize o clareador, em volta de toda a parte inferior do risco, ou seja, de das frutas que estão apoiadas no chão que você irá delimitar. Após a aplicação do clareador, utilize o sépia nas partes escuras, sempre com movimentos horizontais com o pincel, para que dê efeito de terra.

Na parte da frente do risco, utilize a tinta verde musgo, interagindo sempre com o sépia, para que não dê efeito chapado na pintura. Não se esqueça dos movimentos horizontais do pincel.
Finalize o chão.

DICA: O chão da pintura deverá ser muito sutil. Por isso, não exagere em sua extensão e nem na quantidade de tinta. Um chão muito extenso e marcado torna a pintura pesada.


Passaremos, agora, para o fundo da parte superior do risco. Vamos utilizar o clareador e a tinta cinza lunar

Faça os galhos usando a tinta sépia, em toda sua extensão, iluminando com branco. Para obter um efeito natural, não se preocupe em fazer o galho simetricamente, pois a natureza não é simétrica.
Nas folhas, marque inicialmente sua sombra, utilize o verde musgo e a acentue com o verde pântano. Preencha a folha com verde abacate, ilumine com verde folha e branco.
Faça folhas mais escuras e outras mais claras, dando um toque natural a sua pintura
Para as maçãs, inicie com o amarelo ouro para marcar sua parte mais clara, faça movimentos verticais, sempre de baixo para cima
Com o sépia, marque o fundinho da maçã.
Com o vermelho escarlate, faça movimentos verticais, de cima para baixo, interagindo com o amarelo. Não preencha toda a maçã com o vermelho. Proceda da mesma forma com o púrpura e vinho, sempre a cor nova interagindo com a cor anterior.
Veja que não preencho a maçã com uma única cor
Sempre faça a interação das cores, para que sua pintura fique bem natural. Ilumine a parte de baixo da maçã com o branco
Utilize um pouco de azul inverno na parte que a luz incide sobre a maçã, para dar um efeito aveludado na mesma.
Realce o fundinho da maçã com a tinta branca.
Faça pequenos miosótis para realçar e valorizar o risco.


Com o cabo do pincel faça o miolo dos miosótis, usando o amarelo limão.
Com a caneta Acrilpen Marrom, faça pequenos ramos, para compor a pintura.
O pano de copa está pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário